terça-feira, 18 de outubro de 2011

Finjo que entendo de música: A Moda Agora é Plágiar

Parece que com certeza as músicas não são como eram antigamente, não só do rock que eu falo, e sim, do pop. Claro que as maiores estrelas do pop, sem sombra de dúvidas é Madonna e Michel Jackson, e que depois deles vieram tantos outros, trilhando seus caminhos. Enquanto Madonna chocava o mundo com Erotica e Michel revolucionava o mundo dos videoclipes, hoje o máximo de revolução que encontramos no mundo pop é um vestido de carne. E é com Gaga que começamos mais uma vez, que ela não é nada original nos virmos por aqui, só que agora, além de roupas, maquiagens e afim, descobrimos que até uma das músicas da Gaga nos deixa com uma pulga atrás da orelha. Tudo começo a alguns meses - Para vocês verem o quanto tempo tempo tenho esse tópico no meu pc - atrás, quando em todos os lugares a música nova de Gaga estava estampada: Yoü And I. E lá vou eu toda pomposa ver o clip, que é muito bem produzido, os cenários, ela de homem, a coreografia, as características dela, adorei, mas me peguei pensando: "Aonde eu já ouvir essa música antes?" E eu fazendo a louca: "Como assim Lara? Essa música é nova, você nunca ouviu!" Seguir minha vida, mas continuava pensando, e continuei ouvindo, porque não entendia como eu conhecia a música. Sabe, eu costumo brincar que finjo entender de música, porque eu ouço e conheço muito de música, modestamente falando, mas é verdade, meus ouvidos são estudados, porque os meus melhores amigos todos tocam violão - Eu sei, vergonha alheia :( - e eu costumava ficar estudando com eles, um deles toca desde os 4 anos e aprendeu sozinho, ele colocava a música e tirava as notas e eu ficava ouvindo junto com ele, então de fato, eu finjo entender. Logo depois, a linda da @Laaah_Azevedo colocou esse twitter:
Fui correndo verificar e confirma que não estava ficando louca e por favor ouça vocês também: 
 Gaga:
  4 Non Blondes: 
  
Para quem não sabe, 4 Non Blondes foi uma banda dos anos 80/90 de rock, com uma mulher no vocal, que só teve um único disco, mas que todo mundo conhecia - Vai dizer que vocês não conhecem essa música? - Para quem não sabe ainda mais, Gaga antes de vira tudo isso que ela é hoje, ela tinha uma banda de rock, então com certeza ela também conhece essa música. Não gente, por mais incrível que pareça, eu adoro a Lady Gaga, amo as músicas dela, principalmente por ELA compor TODAS, então a admiro muito, mas ainda sim ela esta longe de ser original. 
Mas a Gaga não está sozinha, em 2006, logo depois de lança seu 2 cd, Beyoncé aparece com o clip 'Get Me Bodied' claramente copiado do musical 'Sweet Charity' - Trecho copiado pela cantora aqui - diga-se de passagem que é um dos melhores musicais de todos os tempos, interpretado por uma das atrizes mais completa do mundo: Shirley MacLaine - Muito amor - e a única que esta neste mesmo patamar e Barbra Streisand - Muito amor² - Na época foi uma enorme repercussão, fazendo Beyoncé brigar com o seu coreografo - Que agora pesquisando os links das músicas, é o mesmo que coreografou 'Single Ladies' e também foi dada como plágio - Durante essa semana, fazendo minha leitura diária, chego ao blog da minha querida bailarina de burlesco Lady Burly - Muito amor³ - e me deparo com esse texto: Plágio de novo, Beyoncée? Aonde ela fala sobre os plágios da cantora até chagar em seu último clip 'Countdown'. Quando terminei o texto fiquei chocada!! 
Pausa para uma historia triste: 
Fiz ballet por 10 anos, quando estava na turma intermediaria, assisti uma apresentação de um das minhas professoras que estava se formando e ela fazia ballet contemporâneo. Foi o meu 1° contato com Rosas Dants Rosas, para mim, a coreografias mais perfeitas do ballet contemporâneo - E olhem que eu gosto muito mais do clássico - Foram uma das melhores peças da minha vida, virou um sonho dançar Rosas Dants Rosas, nunca realizado já que sair do ballet. Tenho verdadeira adoração por essa peça. Depois conseguirão transformar a peça em filme, aonde assisti e chorei do início ao fim, não só pela peça em si que é perfeita, mas pela minha louca vontade de dança e nunca ter realizado :( - Neste momento com lágrimas nos olhos - 
Fim da Pausa 
Sim, digo de cadeira que Beyoncé copiou tudo da peça Rosas Dants Rosas, que estou com raiva e com vontade de agredi-la. Lady Burly também coloca a nota aonde o crânio que teve essa feliz capacidade de montar tudo isso, disse que soube através do Facebook, porque as pessoas estavam perguntando se ela tinha vendido os direitos autorais, e ainda por cima tem parte de outra peça da artista, claro que ela lindamente disse que ficou chocada também e não sabe como a equipe de Beyoncé não viu isso, mas um processo, né?! 
Por fim compartilho com vocês o vídeo que algumas pessoas fizeram para mostrar tamanha cara de pau semelhança entre a peça e o clip:
 
Gente, até a menina correndo no clip ela imitou igualzinho ¬¬
Depois das minhas últimas descobertas, a música que eu tem me deixado doida é Peacock de Katy Perry que se não me engano se parece muito com uma música de Madonna, por favor quem descobrir me avise para que eu possa dizer: "Eu disse! RÁ!"


Ps: Aconselho a todos que gostam de arte a assisti Rosas Dants Rosas (Parte 1 / Parte 2 / Parte 3 ) \o/

12 comentários :

Unknown disse...

Bom dia Larissíma, Pois é assim como na vida, na musica nada se cria tudo se copia...
Beijos meus

Giselle Trindade disse...

originalidade hoje em dia e coisa rara mesmo.
beijos

Anônimo disse...

É como dizia o chacrinha: No mundo nada se cria, tudo se copia, rs

Sophia Pazos disse...

Oi Lara!!!
Imagino sim o trabalho que dá para montar um post assim, valorizo super!!!! hahahahahahah
Primeiro fiquei boba que achei que nunca havia escutado non blondes e quando dei play descobri que já ouvi pácas...hahahahahahaha
Achei o final similar sim, não igual. Vários artistas fazem isso...
Agora a dona Beyoncé achei cara de pau...hahahahahahaha, copiou tudo e ainda fez carão, safada ela!!!! Se eu fosse o autora da coreografia ficaria puuuuuta da vida e comeria o fígado dela...bju amiga

Anônimo disse...

kkkkk!
Fiquei imaginado tu tentando buscar na mente a música...tu tem toda razão! No final há uma pequena variação em algumas notas, mas a base e ritmo são muito parecidas mesmo!huahauahuha!
Vai ver gaga se inspirou nessa música e acabou ficando mega parecido!uahauhuuhaua!

Ouvi falar da byonce...ouvi dizer que ela admitiu ter roubado uma parada lá de um dj...kkk...mas que eles já estavam entrando no acerto e a música ia rolar!kkkk!

beijão e fuiii!

Obs: Eu já tento ganhar minha humilde vida com meus artesanatos kkkk! Mas não é todo mundo que valoriza!kkk! Muitos dos meus "entes queridos" e pessoas com as quais infelizmente tenho que ter alguma ligação (sentiu o ódio né!kkk!) acham que não quero nada com a vida!kkkk! A maioria não respeita a profissão de artesã...e eu tô cagando pra todos eles!kkkkk!

Maria Inês disse...

Adorei o teu estilo! Vou te seguir! Agora eu vou dizer uma coisa, é muito difícil compor uma música que já não exista. Eu toco piano e gosto de brincar de vez em quando, a letra sai, esses dias até fiz uma música super legal, mas quando eu vi insensato coração reparei que a melodia era parecida com aquela do Elvis que tocava na novela. Parecida pra não dizer igual... então é F*#

Beijos e fica com Deus!

Unknown disse...

Nossa quando você me mostrou!!! Nem imaginava :O

E ai pra ser original??? (manda pra ela amiga)

Lais Azevedo disse...

Eitaaaa parabéns pelo post..
Menina a primeira vez q ouvi a música da Lady Gaga tbm fiquei indignada na hora achei que o 4 Non Blondes estava tocando.
Agora a Beyoncé copiou na cara dura mesmo né? O novo clipe dela (Love on Top) já tá sendo acusado de plágio outra vez, eu não achei plágio achei muitoo Jackson 5.
Mas é isso aí "Nessa vida nada se cria tudoo se copia"
Bjooo

Unknown disse...

Oiiie amada!
Que saudades de vim aqui, compartilhar um pouquinho das suas palavras...
Enfim, acabou minhas provas, vou ter um tempinho a mais pra vim te ver =)

P.s: Fica bem amada! Te gosto *.*

Luna Sanchez disse...

Ai, que triste isso...Acaba por desmerecer o talento dela.

=\

Um beijo.

Gleyce K disse...

Pois é Lara, hoje em dia até as músicas são plagiadas.
Esse clipe da Beyoncé está exatamente igual a peça.
E realmente o final da música da Gaga está beeem parecido com o do 4 Non Blondes.

http://mundofashionfemenino.blogspot.com/

Beijinhos!!!

Unknown disse...

enina, até que você "finge entender" bem pra cacete!kkkkk...
Post muito bom o seu... achei que o final da musica da Lady Gaga lembra um pouco sim o outro, agora Beyonce é descarado.
Como ouvi por aqui em minha cidade outro dia, agora não se diz cópia, se diz replica, no máximo Inspiração.kkkkk.
Beijos,
Fá!

Google Analytics Alternative