sexta-feira, 6 de maio de 2016

Finjo Que Entendo de Música: LEMONADE

Para ler ouvindo o cd inteiro!

Eu achei que nunca mais iria postar nessa coluna, mas né, estou voltando, as poucos, mas estou \o/ 
Depois de 10 dias sem tirar do play "LEMONADE", novo cd de Beyoncé, preciso falar sobre essa obra, diga-se de passagem, maravilhosa. 
A sensação que tenho, é que "LEMONADE", mais me parece notas sobre o diário da Bey. Vi muita gente questionando se as músicas eram ou não com base das coisas que a diva passou, eu, com essa base humilde de escritora, digo: A gente escreve do que a gente vive, sente, até mesmo quando é ficção, tem um pouco - ou muito - da gente ali, acredito que com Bey não seria diferente, e consigo ver isso a cada letra e acorde desse cd, "LEMONADE" tem muito dela, do que ela viveu, o primeiro impacto disso são as letras, supostamente, direcionada para Jay Z, mas que serve pra todo mundo. 
O cd vem com vários vraaaas e uma sucessão de verdades na cara, com "Hold Up" e em sequencia "Don't Hurt Yourself", ela grita o quanto é uma grande mulher, e que está cansada de ser sacaneada pelo amado, mostra que não precisa de nada, muito menos de um homem. Em "Sorry", de longe uma das que mais amo, Bey assume quem é, e diz não esta arrependida de nada, assim que me sinto com a historia toda do Comendador, e por isso não tem como não me identificar. Já em "Love Drought" e "Forward", Bey fala de perdão e seguir em frente, não tem como não imaginar que seja em referencia ao casamento dela. Em "All Nigth" A MINHA PREFERIDA DA VIDA TODAAAAA! - Desculpa, minha Musa Interior se empolgou -, ela traz uma canção carregada de amor, de sentimentos, tesão.. 

 "Kiss up and rub up and feel up, kiss up and rub up and feel up on you

 - Essa frase é como um tiro em um coração romântico, que bate, apanha, cai e levanta como o meu - 

Em "Freedom" e "Formation", Bey mostra que estudou muito pra fazer esse disco, e que não é só um rostinho bonito no meio da multidão, trás um hino, cheio de representatividade e cultura - O próprio nome do cd já faz referências dos negros que bebiam limonada achando que ficariam brancos - .
Beyoncé disse muita coisa, sim, fato, mais a mistura do reggae, rock, R&B, jazz, entre outros, faz com que viajássemos por diversos lugares e em muitas épocas, quando ouvir "Daddy Lessons", minha mente viajou e parou em Nova Orleans, e olhem que nunca estive lá, mas referencia é referencia, né?! A própria Bey disse que "LEMONADE" é "baseado na jornada de autoconhecimento e cura de todas as mulheres", e concordo, em "Pray You Catch Me", me vi, mais uma vez, atrás daquela porta, ouvindo Zé falar no telefone e imaginar que, possivelmente, seria mais uma das suas aventuras, e nesse momento, eu, e isso é só minha opinião, entendi o que Bey quis trazer com esse cd: Entendimento. Em todos os níveis e grau, você é o protagonista da sua vida, suas escolhas, suas responsabilidades, e qualquer uma dessas escolhas não te faz melhor ou pior que ninguém, somos humanos, acertamos e erramos, mas o que estamos fazendo com nossa vidas? Somos mesmo protagonistas ou somos só produto a serviço de externalizar opiniões alheias? Precisamos mesmo escolher lados? O empoderamento feminino tem a ver com amor? Perdoar vale ou não vale a pena? Entre outras coisitas, Beyoncé conseguiu, ao menos em mim, fazer o que realmente trás de referencia com o nome "LEMONADE",  eu de verdade, ando ouvindo e clareando a minha mente.

Completamente apaixonada com o poder dessa foto! S2

Nenhum comentário :

Google Analytics Alternative