quinta-feira, 28 de abril de 2011

TOC: Eu Sou Assim..

Quero deixar registrado aqui: Eu Choro Muito Com Glee! E não é simplesmente por ser banana. É porque de fato é uma grande seriado. Glee fala de tudo que eu amo: Música, dança, excluídos.. E também de coisas que eu não gosto: TOC. Eu tenho TOC é saber que eu tenho já é um grande passo. Mas não acho que atrapalha em nada na minha vida. Para quem não sabe, TOC é Transtorno Obsessivo Compulsivo. São manias, só que mais agravadas. Eu tenho TOC de horários: Não faço nada em números quebrados. Não faço nada se não tiver um relógio do lado. E se não tiver.. Eu não faço! Eu espero os horários para fazer as coisas. Ex: Se for limpar a casa e for 7:56 eu espero dá 8:00. E é assim com tudo. Tenho também TOC de limpeza. Não é tão agravado como os de horários. Mas limpo a casa no mínimo 3 vezes ao dia. E não é arrumar "por cima" não. É fazer tudo, varrer, passar pano. Sou perfeccionista e até para estender roupa, tem que ser perfeito. Confesso que essa até me atrapalha, as vezes, mas não consigo para. Sou aquela que quando ver um quadro torto, ajeito várias vezes. Antigamente era pior. Eu tinha um caderno e ficava anotando os horários de tudo. Ex: Das 8:00 as 8:15 tomei banho, das 8:15 as 8:30 tomei café.. E assim por diante. Até minha irmã mais velha ver uma reportagem sobre o assunto e começar a pegar no meu pé. Ela dizia que eu era doente, que tinha que me trata. Contava para todo mundo, até que em uma briga ela rasgou o caderno todo, eu tive uma acesso de raiva, bati nela, e passei o dia todo chorando. Como se tivesse perdido algo. Depois, como ela ainda pegava no meu pé, comecei a usar o celular para os horários, ele despertava em 10 em 10 minutos e eu iria fazendo as coisas. TODO MUNDO SABE DISSO. Eu ouvia que era doente de todo mundo e ainda por cima, só eu que poderia desativar o alarme, se alguém fizesse isso, eu chova e esperneava. Uma vez estava em minha casa preparando um aniversário surpresa para uma amiga, e meu celular despertou, meu amigo foi lá e desativou, na mesma hora comecei a gritar e coloquei todo mundo para fora. Foi uma daquelas cenas que todos param e "Q?????". Mesmo depois de casada continuei e minha colega de quarto odiava. Me chamava de louca também e me dizia para eu me esforçara para não fazer mais, mas eu nunca parei. O meu celular quebrou e fiquei sem celular. Agora faço tudo pelas as horas do computador e do celular de Zé. Só que tinha um problema: E quando o pc for desligado? Quando Zé sair? Foi ai que eu antes de Zé sair, coloco um cd na hora exata (Ex: 9:00. 10:00..) e em 3 em 3 músicas vou fazendo as coisas. Ex: 3 Músicas lavo os pratos, 3 músicas limpo o banheiro, 3 músicas limpo o quarto.. e assim por diante. E se aparecer alguém ou o celular tocar, me tira do foco do que estou fazendo e começo tudo de novo. E agora eu fico 10 minutos no pc e 10 minutos arrumando a casa. Isso acaba estressando Zé..
Eu estou contando tudo isso, porque sempre todos falaram sobre isso comigo e eu sempre dava a mesma resposta: "Eu sou assim.." Até assistir essa cena de Glee:


Eu chorei litros.. E na verdade eu não nasci assim.. Mas ainda não estou preparada para mudar..

11 comentários :

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Olá Lara. Somente hoje pude voltar ao blog e retribuir sua visita ao Arca. Seu blog é lindo e de muito bom gosto. Voltarei outras vezes, para me enriquecer com estas lindas palavras. Beijos. Maria José.

Bárbara Lira disse...

e você acha que é necessário mudar lara?
quem sabe não está na hora de voltar com o caderninho pra ver se é preciso mesmo mudar.

pensa bem.

um beijo

Winny Trindade disse...

Nossa, amiga.
Olha, não é querendo te recriminar nem nada, mas isso aí é sério. Já imaginou quando a Penélope crescer? Vai que ela não seja tão organizada?
Vai ter muitos conflitos, e isso faz mal para o seu psicológico também, mesmo que não aparente.
Mas, sim, você tem que mudar porque você quer e só pensando no seu bem, não pode ser nada forçado.

Abraço meu.

Lê Fernands disse...

estar pronto pra mudar é ter coragem.

Sophia Pazos disse...

Amiga, me identifico tanto com vc!!! Tb tive esse toque de horários, sempre tive agenda e anotava tudo que tinha que fazer na hora certa...agora parei, só anoto tarefas do dia, mas não tem mais hora determinada...já é um alívio. O toc da limpeza eu tenho tb, tenho horror a gente porca e casa suja, sou perfeccionista com minha casa, comn meu modo de vestir...com tudo...mas acho que estou me curando sozinha, decidi que limpo a casa pela manhã e só, quando o marido chega faz uma bagunça que dói na espinha, mas aí eu me controlo. Sabe oq é pior nessa doença???? A gente perde o maior tempo precioso pensando em coisas bobas ( farelo que cai no chão, louça na pia...) quantas vezes já deixei de sair pq a casa tava uma zona...é muito ruím, daí decidi que aos Domingos não faço nada, é o dia da forra e da bagunça, não pego nem na vassoura, isso tem me ajudado a encarar o toc de frente e ver que limpeza não é tudo na vida, a vida passa e vc ve que os outros estão se divertindo e vc tá paranóica. bju

Elih † disse...

Sinceramente pra mim é novidade, eu nunca imaginei que você tivesse TOC. Eu imagino como você sente, assim presa aos seus próprios costumes, eu mesma já tive uma mania - não sei se seria um TOC - e todos os dias eu tinha que escrever de 3 a 5 páginas para me sentir bem, se não eu ficava de mal-humor. Nisso eu perdi várias chances de sair com minhas amigas, ou conversar com minha família. Foi uma coisa muito chata.
Independente de TOC ou qualquer coisa Lara, saiba que nós aqui do seu mundo sempre vamos estar com você, te ajudando a enfrentar as complicações da existência.
:)

beijinhos

Anônimo disse...

Lara, eu já te disse que eu sofro de TOC? Sou doente.

Eu tinha a mania de anotar tudo tbm,parei depois da internet.

Mas, em relação a limpeza eu sou chata demais,muita gente fala e rir de mim.

Beijos.

Marcela Azevedo disse...

Larinha, eu me identifiquei sabia? Tenho algumas manias que já podem ser chamadas de TOC. Como salgadinhos e biscoitos sempre aos pares, não piso na linha que marca a calçada, somo sempre placas de carros e casas e isso me deixa louca quando ando a pé pelas ruas, seco a pia do banheiro e da cozinha cada vez que alguém usa, não consigo ficar perto de armário aberto(chego a esquecer até o que tô falando quando alguém deixa aberta no meio da conversa) e a pior... quando vou dormir olho sempre embaixo da cama...alôka KKKKKKKKKK.
Mas também não estou preparada para mudar.

Non je ne regrette rien: Ediney Santana disse...

então vc é como roberto carlos e joão gordo os dois tocadinhos

Giselle Trindade disse...

Você que hoje está sempre presente,
alegrando os meus dias
com doces melodias,
que escuto para recordar
dos bons momentos que estivemos
juntos a teclar.

Você me faz acreditar
que o sentimento virtual
pode ser tão verdadeiro e "real".

Você me faz sentir
esta vontade de lhe escrever
este desejo de estar com você,
e de querer dizer:

Você me faz falta,
quando não lhe encontro
numa simples mensagem

Porque você já faz parte
do meu mundo real,
e quero que continue nele
para sempre...
porque você é realmente
muito especial!!!

mordidinhas doces da Giza

Giselle Trindade disse...

AMIGA SOU ESTUDANTE DE PSICOLOGIA E TE DIGO QUE ISSO É TÃO FÁCIL DE MUDAR COM PSICOTERAPIA, NÃO PRECISA FICAR SOFRENDO DESSE JEITO!!!! MAS ISSO QUEM TEM QUE QUERER É VOCÊ..
BEIJOS

Google Analytics Alternative